ALMOÇO FESTIVO NA ACADEMIA DE LETRAS DA AFPESP

Comunicado IPA-SP n° 23/2024

     Srs. Associados, bom dia:

     Como sempre, a convite do nosso dileto sócio honorário Emerson Zalotti, na data de ontem (11/4), o signatário e o vice-presidente Rodomil Francisco de Oliveira, estiveram presente no almoço lítero-musical da Academia de Letras, Ciências e Artes – ALCA, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP.

    Fomos recebidos cordialmente pelo presidente da entidade, Desembargador Artur Marques da Silva Filho e também da forma mais cortês e generosa pelo presidente da Academia, o igualmente Desembargador Aclibes Burgarelli. 

     Na abertura do ato solene, veio a parte lítero-musical, com duas mezzo-sopranos, interpretando músicas da saudosa e inimitável Dolores Duran e Lupicínio Rodrigues, entre outras. Dois outros intérpretes, entre eles o Delegado de Polícia aposentado Rui Costa, interpretaram muito bem a conhecida canção “Maringá” e composições diversas do imortal Nelson Gonçalves e de outros seus contemporâneos. Uma acadêmica, quase centenária, declamou duas belíssimas poesias de sua autoria, as quais nos emocionaram e deleitaram a todos. 

     Na sequência, veio o almoço, como sempre de alta qualidade, com sobremesa e sucos diversos, de modo a atender aos gostos mais requintados.

     Entre os presentes destacamos o simpático casal Dr. Carlos Alberto Marchi de Queiroz, nosso associado e sua dileta esposa Sra. Dina que, como outros, vieram de Campinas, cidade berço da cultura paulista.

     Às 14 horas, subimos todos para o auditório e em sessão presidida pelo Dr. Aclibes, os acadêmicos Laé de Souza, autor do livro “Revivendo Vidas”, expôs sobre sua obra, toda ela ilustrada, a qual foi distribuída a cada um dos presentes. Em seguida, foi a vez do Acadêmico Luiz Carlos Ladeia também falar de sua sétima obra, “Os Cristais de Magdalena Rios”, despertando o interesse de todos os presentes. 

     Por especial deferência do presidente da ALCA, foi dado a oportunidade ao Professor Rodomil de discorrer, resumidamente, sobre a obra de sua autoria “Um Caboclo do Sertão Alagoano e Sua Admirável História de Vida”, fazendo alusão ao também alagoano Graciliano Ramos, autor de “Vidas Secas”, terminando com os versos de Francisco Otaviano, que dizem: “Quem passou pela vida em branca nuvem, E em plácido repouso adormeceu; Quem não sentiu o frio da desgraça, Quem passou pela vida e não sofreu; Foi espectro de homem, não foi homem, Só passou pela vida, não viveu”. Às 16 horas a solenidade se encerrou.

     A IPA-SP, na pessoa do seu presidente Zanoni Botelho e dos que a representaram no ato solene, sente-se lisonjeada e agradecida a todos que a distinguiram.

São Paulo, 12 de abril de 2024

Zanoni Marques de Oliveira Botelho 

Presidente da IPA-SP 

Jarim Lopes Roseira 

Diretor Executivo  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *