SOBRE A IPA

O QUE É A IPA?

A IPA – International Police Association (Associação Internacional de Polícia) é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada na Inglaterra no dia 1º de janeiro de 1950, pelo sargento da Scotland Yard Mr. Arthur Troop. 

        A Associação Internacional de Polícia é uma organização de amizade para membros da força policial, empregados ou aposentados. Temos cerca de 360.000 membros em quase 100 países, dos quais 65 são estatais afiliados e estamos representados em 5 continentes.

         Tem o status de Consultora (Special) do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, do Conselho Europeu e da Organização dos Estados Americanos além de manter estreitas relações com a UNESCO. 

        Fiel ao seu lema “Servo per Amikeco” , que do Esperanto se traduz “servir através da amizade” , a IPA procura unir em serviço e amizade os funcionários (policiais) responsáveis pela aplicação da lei, em todo o mundo. 

          A IPA se empenha na defesa dos princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e luta pela preservação da paz universal. 

          No Brasil, a IPA foi fundada em 1º de abril de 1962, pelo oficial da então Polícia Marítima John Strongov, tem uma Seção Nacional, sediada em Brasília, e seis Seções Regionais, nos estados de: São Paulo (Região 1), fundada pelo Investigador de Polícia Nathaniel Gonçalves de Oliveira; Rio de Janeiro , (Região 2); Rio Grande do Sul (Região 21); Minas Gerais (Região 4); Goiás (Região 26) e Distrito Federal (Região 27). 


          No ano de 2015 estavam em processo de formação as seguintes Secões Regionais: 

 
          Região 22 – Santa Catarina, Região 23 – Paraná, Região 5 – Bahia e Região 9 – Rio Grande do Norte. 

HINO DA IPA

O Hino da IPA foi criado em 1966 pelos membros da IPA Francesa e, desde então, permanece o hino oficial da IPA. As palavras foram escritas em francês por Pierre-Marie Guillemot, e a música foi composta por Alfred Couat. O Hino da IPA foi tocad, pela primeira vez, na 8 ª IEC, realizada em Toronto, Canadá, em 1966.

     As orquestrações foram realizadas pela Banda da Polícia Nacional Francesa, sob seu adjunto, principal oficial Pierre Bigot. 

        O título do hino do IPA é ‘Servir par l’Amitie’, que se traduz no lema do IPA – Serviço através da amizade.

        Você conhece o Hino da IPA? Então ouça aqui o nosso hino – Servir através da amizade.

Download do hino

Estatuto Social

Clique aqui para acessar o estatuto social da IPA

"Qualquer que seja o lugar do planeta, qualquer que seja a natureza da sociedade, a vida das pessoas é mais garantida e mais esperançosa porque há policiais fiéis à sua profissão."