FALECEU, AOS 94 ANOS, A VIÚVA DO SAUDOSO FUNDADOR JOHN STRONGOV

A IPA NO BRASIL ESTÁ DE LUTO: FALECEU, AOS 94 ANOS, A VIÚVA DO SAUDOSO FUNDADOR JOHN STRONGOV

Com muita tristeza, recebemos na manhã de hoje (18/8/21), a notícia do falecimento da Sra. HELENA ABDO STRONGOV, viúva do fundador da IPA no Brasil, o tenente da então Polícia Marítima, John Strongov. 

Inauguração do quadro de John Strongov, na sede da IPA-SP, na Cásper Líbero 390, ocasião em que Da. Helena (com os ramalhetes de flores) foi alvo de significativa homenagem

Da. Helena, que se mudou de Santos, onde sempre viveu, para residir em Nova Odessa – SP, na residência da irmã mais nova, Sra. Saline, faleceu em plena lucidez, tendo apenas deficiência visual acentuada. Ainda assim, a não muito tempo, pintou um lindo quadro e ofertou ao acervo desta Associação, onde está exposto em local de destaque.

    Saline, sabendo da amizade que unia Da Helena aos veteranos da IPA-SP, tratou de nos avisar logo nas primeiras horas depois do óbito, em Americana – SP. Infelizmente não tivemos tempo hábil para comparecer para o último adeus à primeira secretária da IPA no Brasil, como ela dizia ser.

Fotografias de Helena Abdo Strongov quando jovem e, em tamanho pequeno, tirada a cerca de dez anos atrás  

   Da. Helena, assim como o esposo John, que falava seis idiomas, era uma pessoa de vasta cultura e sensibilidade artística. Pintora de renome, participou de muitas exposições, assinando diversas obras. Sempre que podia, Da. Helena nos telefonava e, dentre outros amigos, perguntava por Nathaniel e pelo Dr. Paulo Fortunato, ex-presidente da ADPESP, de cujas amizades privava há anos.   

      A IPA no Brasil, pela Seção de São Paulo, através do seu corpo diretivo, Associados e Amigos, despede-se da querida amiga e lamenta, profundamente, a perda de valiosa parte de sua história, por ela representada.

Obra de rara beleza artística, pintado por Helena Strongov, por ela doado ao acervo da IPA-SP e que se acha exposto na secretaria da sede

Descanse em paz, Da. Helena, junto ao seu querido John, que a espera no assente etéreo em que vivem os gênios e os idealistas.