Comunicado n° 44/2022 – IPA-SP
Srs. Associados, bom dia:
Foi no dia 1º de abril do ano de 1962, que o policial idealista JOHN STRONGOV, tenente da então Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras, sediada em Santos – SP, assentou a pedra fundamental da Seção Brasileira da International Police Association – IPA.
O Brasil foi o 20º pais a atender o convite do policial inglês, Mr. Arthur Troop, para compor a seleta recém criada associação, destinada a congregar os policiais de todo o mundo, sob o lema “Servo Per Amikeco”, que do Esperanto se traduz como “servir através da amizade”.
Como qualquer outra pessoa jurídica, a IPA no Brasil registrou altos e baixos. De Santos, veio para São Paulo; daqui foi para o Rio de Janeiro, onde chegou a sediar, no ano de 1992, a 24ª Conferência Executiva Internacional (IEC), com a participação de policiais de diversos países. Depois disso, passou a enfrentar dificuldades, quase perdendo o credenciamento internacional.
No ano de 1999, o presidente de então, Jose Raymundo Nogueira dos Santos, instado pelo órgão diretivo inglês (PEB), trouxe a sede nacional de volta para São Paulo, onde já funcionava, desde o ano de 1977, uma consolidada Seção Regional da entidade.
Desde então a Seção Nacional permaneceu em São Paulo até o ano de 2017, quando uma tumultuada eleição fez com que a mesma fosse transferida para Brasília, onde permanece até os dias atuais.
Nesses 60 anos, a Associação tem pouco a comemorar: seu quadro associativo, que chegou a passar de mil, decresceu; as Seções Regionais instaladas baixaram de sete para apenas quatro, sendo que uma destas, justamente a do Rio de Janeiro, que já teve mais de cem associados, baixou de categoria, sendo agora classificada como apenas um “Bureau”.
Enquanto isso, as pendências judiciais entre as Seções Nacional e de São Paulo, continuam. A principal delas é pela expedição das carteiras de associados para os integrantes da IPA-SP, que continua sub judice.
Enfim, o aniversário é da IPA no Brasil e não da de São Paulo, mas como a Seção Nacional não escreveu uma palavra sequer sobre a efeméride, decidimos emitir esta nota, para que a data não passe em branco.
São Paulo, 6 de abril de 2022
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP