Comunicado IPA-SP n° 47/2024
Srs. Associados, bom dia:
Um vídeo recentemente divulgado pelo SPTV – 2ª edição, transmitida pelo jornalista Burnier, aponta levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que destaca: “A Polícia Civil de São Paulo está entre as mais mal pagas do país” .
E exemplifica: um Escrivão de Polícia de São Paulo recebe menos R$ 1.063,00, que a média de seus colegas brasileiros. O exemplo é válido, com pequenas diferenças, para outras carreiras.
A reportagem expõe que, enquanto o número de Boletins de Ocorrência do ano de 2022 foi de 423.000, em 2023 quase dobrou, atingindo 839.000, e complementa o repórter: “se a quantidade de trabalho disparou, o mesmo não se pode dizer quanto ao salário do Policial Civil. Apesar de ser o estado mais rico do país, São Paulo paga menos que a média nacional” .
A única entidade ouvida na reportagem foi o Sindicato dos Peritos Criminais, cujo presidente Eduardo Becker, asseverou: “enquanto em 2019 a carreira começou com 4% de cargos vagos, agora em 2023 encerrou com 18%. Isso é prejudicial para o atendimento à população”.
Srs. Associados, caros colegas policiais:
Esse é o quadro, visto a partir de entidades de fora da Polícia. E nós, que sofremos os efeitos disso, não dizemos nada?
Passou da hora de também gritarmos fazendo coro com esse clamor popular.
Se quisermos uma segurança pública efetiva, que faça frente ao crime que aumenta a cada dia, temos que cobrar maior atenção (salário e recursos) da parte do Governo. A hora é esta!
São Paulo, 16 de maio de 2024
Jarim Lopes Roseira
Diretor Executivo da IPA-SP