Comunicado IPA-SP n° 42/2023
Srs. Associados, bom dia:
Conforme agendamento prévio, o grupo “Resiste”, que reúne a representação classista dos policiais civis de São Paulo, sob a coordenação do delegado de polícia Dr. André Pereira, realizou-se nesta quinta-feira, 23/3, das 15 às 16:30 horas, uma reunião com o Sr. Secretário Executivo da SSP, Dr. Osvaldo Nico Gonçalves e seu grupo de assessores, para tratar da recomposição salarial da categoria e de outras questões correlatas.
Além do Dr. André, que entregou um ofício ao Sr. Secretário, estiveram presentes os seguintes representantes classistas: Renato Del Moura (AEPESP); Lúcia Helena (SINTELPOL); Lucy e Oscar (AFPCESP); Airton e Pablo (SEPESP) e Jarim (IPA-SP).
No horário marcado o grupo foi recebido pelo Assessor Policial Civil junto à SSP, Dr. Luís Fernando Camargo da Cunha Lima e pelo Dr. Gustavo Mesquita Galvão Bueno, ex-presidente da ADPESP e que agora assessora o gabinete do SSP. Logo a seguir, chegou à sala o Dr. Nico, que justificou seu atraso devido ao sequestro de um dignitário de um país estrangeiro, ocorrido em São Paulo, nesta quinta-feira.
Tudo o que já havia sido adiantado pelos Drs. Luís Fernando e Gustavo, foi confirmado pelo Secretário Executivo: o reajuste será em torno de 30%, diferenciado de modo a que os que ganham menos recebam um percentual maior e os que ganham mais, menor; o projeto de lei deverá ficar pronto em abril, mas a data de vigência ainda não está definida. Todas as questões pleiteadas, somente serão definidas pelo Sr. governador do Estado.
O signatário deste questionou os prazos, lembrando que dos 120 dias inicialmente dados ao Grupo de Trabalho, apenas pouco mais de 30 foram suficientes para a conclusão do estudo, porém até agora não se falou sobre quando o projeto vai para a ALESP e também não se sabe a data da vigência.
Renato Del Moura lembrou que com a liberação do teto salarial, os delegados das duas últimas classes (1° e Especial) foram justamente beneficiados; os do início da carreira têm alguns benefícios que se refletem no salário, o que, em regra, não ocorre com os integrantes das demais carreiras. Finalizou dizendo que o STF reconhece os Escrivães de Polícia como integrantes de carreira jurídica.
Outro assunto questionado, foi a defasagem do efetivo, assim como a preocupação com a equiparação dos aposentados e pensionistas, que foi garantida pelo Dr. Luís Fernando e confirmada pelo Dr. Nico.
Lúcia Helena voltou a falar do pleito de sua carreira, que é a transformação dos atuais Agentes de Telecomunicações em Agentes de Inteligência, o que vem se mostrando viável.
Outras reivindicações de menor impacto foram abordadas, havendo sempre sinalização positiva por parte dos interlocutores da Pasta.
Antes do término da reunião, o Dr. Nico disse que iria convidar o SSP, Capitão Derrite, para vir nos cumprimentar, o que de fato ocorreu depois de alguns minutos. O Sr. Secretário cumprimentou cordialmente os presentes e logo depois da foto coletiva, voltou ao seu gabinete.
Dr. André Pereira leu e defendeu, resumidamente, trechos do ofício entregue.
São Paulo, 24 de março de 2023
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP e Diretor de Aposentados e Pensionistas da FEIPOL-SE