Comunicado IPA-SP n° 31/2023
Srs. Associados, boa tarde:
Conforme amplamente divulgado, no dia de ontem (1°/3), no final da tarde, o Sr. Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, esteve na Comissão de Segurança Pública da ALESP, ocasião em que detalhou a um grupo de Srs. deputados a recomposição salarial para os integrantes da Segurança Pública.
Inicialmente disse que não recordava os números, mas que o aumento era compensador e justo, pois “30% para o Coronel é diferente de 30% para o Soldado”, com isso queremos dizer que o aumento será escalonado, ou seja, quem ganha menos será melhor aquinhoado. E justificou porque: “é preciso estimular àqueles que estão na ponta da linha, a permanecerem na carreira”.
A iniciativa do Sr. Secretário surpreendeu a todos, até porque o “Grupo de Trabalho” criado pela Resolução SSP n° 7, de 23 de janeiro de 2023, tinha o prazo de 120 dias para a execução dos trabalhos e, passado pouco mais de um mês, eis que o titular da pasta afirmou aos Srs. deputados que a proposta de recomposição salarial para os policias de São Paulo já se encontrava nas mãos do Sr. Governador, “desde a noite de ontem”.
Dentre os deputados que dirigiram perguntas ao Sr. Secretário sobre o assunto, destacou-se o deputado Major Mecca, sobre quem o SSP teceu os maiores elogios, afirmando que o mesmo serviu de inspiração na sua vida militar, quando trabalhou na ROTA. A ele afirmou: “o Sr. será um dos primeiros a saber dos valores a serem atribuídos a cada cargo de cada carreira”, acrescentando que o Sr. Governador ainda precisa ouvir o Secretário da Fazenda.
No noticiário de hoje, que circula nas redes sociais, há muitas contradições e números desencontrados. Por exemplo: o Sr. Secretário lembrou que o dia primeiro de março é a nossa data base, dando a entender que o “GT” trabalhou com rapidez para que a recomposição pudesse vigorar a partir de 1°/3/2023 e não de 2024, como constou na maioria das matérias que foram publicadas. Portanto, até o dia de hoje, 2/3, ainda não tem nada definido.
Estamos atentos e esperançosos, reservando maiores comentários para quando da decisão final. Abaixo o link com o vídeo gravado na ALESP.
São Paulo, 2 de março de 2023
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP
Uma novela sem fim, quando foi pra aumentar em 50% o salário do governador, e assim os demais comissionados (Aprox. 18.000), o mesmo foi aprovado literalmente da noite para o dia, sem novela e sem segredos.
Essa demora, acarreta em expectativas e que podem ser frustradas.