Comunicado IPA-SP n° 4/2025
Srs. Associados, boa noite:
Hoje, 23/1/2025, logo pela manhã recebi do querido amigo Hugo Chaves de Souza, a notícia do falecimento do Coronel PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, residente em Santa Branca, em cuja residência fomos recebidos mais de uma vez.
Pessoa extraordinária, do mais fino trato, o Cel. Luizinho teve uma carreira brilhante, tanto na corporação de origem como, a convite do prefeito Paulo Maluf, comandou a Guarda Metropolitana de São Paulo. Lá também o visitamos.
O irmão do colega Hugo, o escritor Wilson Chaves, escreveu sobre ele o texto que abaixo reproduzimos:
“POR QUE RAZÃO PARTEM OS AMIGOS”
Faleceu hoje de manhã o nosso querido amigo, Luiz Gonzaga de Oliveira, ilustre filho de Santa Branca, orgulho da nossa gente!
Luiz Gonzaga de Oliveira, era filho da tradicional família santa -branquense, Nestor Samuel de Oliveira e da professora, Dona Benedita Aparecida Acritelli de Oliveira. Ainda muito jovem foi um dos empreendedores de sucesso. Na época, juntamente com seu sogro, Laércio Dias e mais três sócios abriram o famoso Armazém Novo, na época um sistema moderno e diferenciado de atendimento, além dos ótimos preços praticados… Tempos depois, ao completar o ciclo médio educacional, resolve prestar exames na Academia da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aprovado com mérito.
Formado, aspirante oficial, Gonzaga inicia sua longa e gloriosa carreira, em vários comandos da Instituição, chega a atingir o segundo posto maior, “Coronel Vice comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo”. Completo o ciclo e tempo de excelentes serviços prestados a Instituição, chega a merecida aposentadoria.
Nessa época, recebe uma grandiosa homenagem da Câmara Municipal de Santa Branca, com a Comenda Ajudante Braga, projeto dos vereadores, Hugo Chaves de Sousa e Celso Simão Leite.
Alguns meses depois, recebe um convite do então prefeito da capital paulista, Paulo Maluf, para assumir o comando da Guarda Metropolitana, convite aceito, tem mais uma bela temporada no desafiador comando da Guarda, tendo sempre em meta a segurança da família e do patrimônio público.
Vencido o desafio, Luiz Gonzaga, aposentado, resolve viver a calma que o tempo lhe oferta, divide suas ações familiares entre a capital paulista e Santa Branca, sua terra natal que tanto se orgulhava.
Seu caminho de sucesso e as trilhas da vida, sempre foram compartilhadas e incentivadas pelo único e grande amor de sua vida: sua esposa, Professora Regina Dias de Oliveira, companheira fiel e incentivadora dos seus méritos e encorajadora quando as difíceis decisões!
Coronel Luiz Gonzaga de Oliveira, hoje, atendendo a chamado do Pai eterno, você faz a grande viagem de volta a Terra das Muitas Moradas! O céu está em festa, familiares e amigos o aguardam para o grande abraço da eterna paz.
Deixa saudades! Até um dia meu grande amigo!”
São Paulo, 23 de janeiro de 2025
Jarim Lopes Roseira
Diretor Executivo da IPA-SP