Comunicado IPA-SP n° 129/2024
Srs. Associados, boa tarde:
Conforme previamente anunciado, realizou-se hoje das 16 às 17:30hs., a partir da sede da IPA-SP, uma reunião presencial e online a que compareceram os seguintes representantes – presencial: Renato Del Moura (AEPESP); Juraci Campos (SIPESP); Sabino, Monteiro e Wagner (SITRASPESP) e Cidinha e Marlene (Sinpol de Sorocaba). Online: Dr. Mário Leite (SINDPESP) e Waldir (SIPOCIMC).
Temas discutidos: I) reajuste salarial; II) anteprojeto da Lei Orgânica; III) benefícios previstos na LONPC que dependem de regulamentação; IV) policiais que trabalham fora do município de residência, etc.
Iniciado os trabalhos, cada um dos presentes usou da palavra por dois minutos, expondo sua visão sobre os temas tratados.
O primeiro a falar foi Waldir Fernandes da Silva, de Mogi das Cruzes, que insistiu na necessidade de contatos com todos os presidentes de associações e sindicatos, no sentido da mobilização e compromisso de comparecimento nas manifestações.
Dr. Mário Leite de Barros Filho, representando o Sindicato dos Delegados de Polícia, apoiou a pauta de trabalho, afirmando que o SINDPESP estará à disposição para participar de qualquer movimento que vise melhoria salarial, assistência médica e dignidade para os policiais em geral.
Dr. Renato Del Moura, da AEPESP fez um resumo da conversa que tivemos com o Dr. Gilson Cezar Pereira da Silveira, quando da solenidade na Academia de Polícia, lembrando que o DGPAd admitiu que o anteprojeto da Lei Orgânica já se encontra pronto e que o Sr. Governador teria afirmado que concederá reajuste salarial em 2025.
Alberto Sabino, do SITRASPESP retratou a situação de penúria porque passam os policiais e que só com um reajuste urgente e com a aprovação da nova Lei Orgânica será possível atender minimamente seus reclamos. Na mesma linha falaram os diretores Wagner Leite e Monteiro, que detalharam as reclamações que recebem dos filiados, muitos deles endividados através de empréstimos consignados, alguns chegando ao suicídio, além do drama dos que residem em um município e trabalham em outro, gastando até 1/3 dos vencimentos com essa locomoção.
Cidinha, de Sorocaba, propôs que se oficie ao Sr. Secretário de Segurança, solicitando sua intercessão junto ao Governador para reposição das perdas salariais dos policiais, urgentemente.
De início ficou deliberado que a primeira manifestação pública deverá ser feita no dia 15/1/2025.
O radialista Dr. Avellar, da IPA-SP, se colocou à disposição para divulgar o movimento através da Rádio Integração 87,5 FM, sediada em São Miguel Paulista.
O ponto de concentração do movimento é a sede da IPA-SP, que atenderá pelo telefone (11) 3313.5077.
São Paulo, 18 de dezembro de 2024
Jarim Lopes Roseira
Diretor Executivo da IPA-SP e Coordenador do Movimento