A PARTIR DE 18/10, O EDIFÍCIO-SEDE DO SINPOL-RP PASSOU A DENOMINAR-SE “SEDE EUMAURI LÚCIO DA MATA”

Comunicado IPA-SP n° 108/2024
     Srs. Associados, boa tarde:

     Para conhecimento, informamos que, num gesto de nobreza, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Ribeirão Preto e Região – SINPOL-RP, atualmente presidido pela colega Investigadora de Polícia Fátima Aparecida Silva, decidiu dar o nome do ex-presidente EUMAURI LÚCIO DA MATA ao majestoso edifício-sede daquele sindicato. 

     O ato solene de inauguração deu-se no dia 18 de outubro de 2024. Por tratar-se do dia em que o serviço de meteorologia anunciava fortes temporais em São Paulo, a IPA-SP deixou de se fazer presente, sendo representada pelo colega Aparecido Lima de Carvalho (“Kiko”), do SINPOL de Campinas, que foi portador de uma mensagem alusiva a comemoração. Ao evento compareceram aproximadamente 80 pessoas, entre policiais filiados e pessoas do público.

     O prefeito municipal local, o diretor do DEINTER e o comandante da Guarda Municipal, se fizeram representar. A placa comemorativa foi descerrada pela viúva Sra. Neusa da Mata.

Quem foi Eumauri Lúcio da Mata: 

     Nascido em São Simão – SP, aos 31/10/1948, casado com a Investigadora Sra. Neusa Aparecida Piam da Mata, Eumauri foi Investigador de Polícia durante quase 40 anos. Trabalhou em plantões, chefiou equipes de investigadores de pequenas, médias e grandes unidades. Era um profundo conhecedor dos meandros da profissão que abraçou e desempenhou com dedicação e profissionalismo. Participou de grandes diligencias, prendeu perigosas quadrilhas. Era um policial destemido. Com jeito de caipira, era um sábio, sem deixar de ser humilde.
     Como líder classista e sindical, foi incomparável, conhecendo a legislação pertinente como poucos conheciam. Teve participação decisiva nos acontecimentos de 18/10/2008, quando do confronto das polícias nas cercanias do Palácio dos Bandeirantes. Lembro-me bem que no auge do movimento, dois ou três dias antes da fatídica data, Eumauri subiu num carro de som em frente à Secretaria de Administração e fez um veemente discurso, ouvido em silêncio por todos os policiais que lá se encontravam o qual teve repercussão em todo o prédio (os servidores assistiram a tudo de suas janelas). Até o público aplaudiu!
     Vítima de uma intervenção cirúrgica, Eumauri faleceu no dia 22/8/2021, aos 73 anos de idade. Era associado desta IPA-SP desde de 17/4/2015. Sua morte causou profunda tristeza em todos quanto com ele conviveram. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *