Comunicado IPA-SP n° 81/2024
Srs. Associados, boa tarde:
Ainda se encontra no prelo mas, por deferência do autor, um exemplar do interessante livro está em nosso poder. Seu título: “BEM-VINDO AO BOM RETIRO”, com o subtítulo “os gênios excepcionais do Bom Retiro”. O autor, Moacyr Forte, jornalista da Velha Guarda, nascido e criado no outrora bucólico e agora histórico bairro retratado na ilustrada obra literária.
Consta que o Bom Retiro começou a ser povoado em 1874, junto com a fazenda de café de propriedade do Marquês de Três Rio, justificando assim o nome de uma das suas principais vias públicas. Outro fato curioso descrito na obra, refere-se à conhecida rua Jaraguá, onde está instalado o Distrito Policial local (2° DP), que fora, há muitos anos atrás, a chácara dos avós do autor.
O livro retrata que o bairro foi o berço do futebol no Brasil, sendo que lá nasceu o Sport Club Corinthians Paulista. Sem falar que ali também surgiram os clubes náuticos de São Paulo, como o Espéria e o Clube de Regatas Tietê, só para falar dos mais notórios.
Reduto de italianos, como as famílias de Antônio Bardella, Juvenal Frizzo, entre outras, o Bom Retiro foi aos poucos se tornando um polo industrial e bancário. Primeiro as fundições, depois as gráficas, as sapatarias, os teares, os pastifícios e as fábricas de guloseimas. Depois vieram os coreanos e os bolivianos. Está tudo registrado.
Lembranças de Charles Miller, fundador e primeiro presidente da Liga Paulista de Futebol e de Jorge Tibiriçá Piratininga, que foi governador de São Paulo.
O livro é instigante, porque cada tópico descrito vem ilustrado com algumas fotografias, certamente inéditas, merecendo destaque a da primeira página, que mostra a majestosa Estação da Luz, porta de entrada das imigrações culturais.
Parabéns caro Moacyr pela excelente obra, que recomendamos a todos os amigos.
São Paulo, 21 de agosto de 2024
Zanoni Marques de Oliveira Botelho
Presidente da IPA-SP
Jarim Lopes Roseira
Diretor Executivo