Comunicado n° 94/2023 – IPA-SP
Srs. Associados, boa tarde:
Com o mais profundo pesar, comunicamos o falecimento, na data de hoje (2/8/2023), de causas naturais, do nosso mais antigo Associado, o Delegado de Polícia Dr. DIRCEU GRAVINA, natural de Capital – SP e radicado, ultimamente, na região de Presidente Prudente – SP.
O amigo Dr. Dirceu era uma lenda viva da Polícia Civil de São Paulo, tendo trabalhado no antigo DOPS, há décadas atrás, quando se notabilizou pela sua astúcia e coragem, pelo que, ainda recentemente teve seu nome citado na “Comissão da Verdade”. Na ocasião, nos colocamos à disposição para, em nome da IPA-SP, refutar o que foi dito mas, ele próprio, achou desnecessário, já que a ADPESP estava cuidando do caso.
Professor universitário, integrou um grupo de policiais de São Paulo que foi aos EUA conhecer as dependências da polícia local, sob coordenação do também delegado e nosso associado Dr. Roberto Faria (trabalha atualmente no Mato Grosso do Sul). Pessoas que têm a Polícia no coração e na alma!
Em nome da Diretoria e do corpo associativo, externamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos do saudoso Dr. Dirceu.
Abaixo reproduzimos dados (permitidos) de sua ficha de associado nesta IPA-SP, datada de 3/9/1974.
São Paulo, 2 de agosto de 2023
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP
Orgulho do meu tio Dirceu Gravina e Herwin de Barros, foram melhores investigadores da Polícia Civil de São Paulo