II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA NACIONAL E SEGURANÇA PÚBLICA

(“Narcoterrorismo Internacional e a Segurança Pública no Brasil”)

Comunicado IPA-SP n° 20/2023

     Srs. Associados, boa tarde:

     Iniciamos este relato rendendo homenagens ao Deputado Estadual Castello Branco, pela excelência, organização e êxito do Seminário, ocorrido nos dias 9, 10, e 11/2/2023, nas dependências da ALESP e do 8° Batalhão da Polícia do Exército.

     Méritos para o desempenho do Coordenador, Dr. Maurício José Lemos Freire, que contou com a coadjunvância do Dr. Edson Minoru Nakamura; do chefe dos Investigadores do IIRGD; do nosso Diretor de Esportes e Eventos, Zanoni Botelho, entre outros.

     A pontualidade foi o destaque: exatamente às 9 hs. da quinta-feira, a Mesa de Honra foi formada, as reverencias aos símbolos nacionais foram feitas e a recepção aos participantes estrangeiros, culminando com a leitura, pelo Dr. Nakamura, do seguinte texto: “SENHOR / VÓS QUE SOIS ONIPOTENTE / DAI-ME SENHOR MEU DEUS, O QUE VOS RESTA / DAI-ME A FOME / DAI-ME A SEDE / DAI-ME O FRIO / DAI-ME O MEDO / MAS, DAI-ME ACIMA DE TUDO: / A FÉ / A FORÇA / A CORAGEM / E A VONTADE DE VENCER / E SE EU TIVER QUE MORRER / OH DEUS / QUE ME DEIXE ANTES TERMINAR MINHA MISSÃO / UNS TEM, MAS NÃO PODEM / OUTROS PODEM, MAS NÃO TEM / NÓS QUE TEMOS E PODEMOS / AGRADECEMOS AO SENHOR / ABENÇOE OS PARTICIPANTES DO II SEMINÁRIO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS / ABENÇOE TAMBÉM SENHOR DEUS / OS INSTRUTORES E PALESTRANTES – OPERAÇÕES ESPECIAIS”.

     Na sequência, falou o Sr. Antelmo Terradas (Andy), presidente da Lowers & Associates International, que discorreu cobre a SWAT de Miami.

     Depois do intervalo do almoço, o Capitão de Mar e Guerra, Aristone Leal Moura, do Batalhão Tonelero, do Comando de Anfíbios da Marinha do Brasil, discorreu sobre as atribuições operacionais do Batalhão.

     Na sequência das 15:30 às 16:20, falou o Dr. Clemente Calvo Castilhone Júnior, Delegado titular da Divisão de Operações Especiais do DENARC, discorrendo sobre Geopolítica das Drogas e Repressão Global ao Narcotráfico.

     Das 17 às 17:50 hs., depois do coffee break, palestrou o Capitão de Fragata Carlos Frederico Tojal do Vale, Comandante do Grupamento Patrulha Naval Sul/Sudeste, discorrendo sobre a importância da interação no combate ao crime organizado.

     No dia 10/2, das 9 às 9:50 hs., falou o Promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do GAECO, que em magnifica fala, demonstrou o “Crescimento do PCC e os perigos do narcoterrorismo no Brasil”, pelo que foi bastante aplaudido.

     Em prosseguimento, a igualmente instigante palestra do Coronel do Exército Brasileiro Jori Dolvim Dantas, mostrando documentadamente as “Quatro Ondas do Terrorismo Internacional”.

     Com igual maestria, falou a seguir o Tenente Coronel EB Felipe de Carvalho Ebbud, sobre a atuação do Comando de Operações Especiais COpEsp, do Exército Brasileiro.

     À tarde, após o almoço no Círculo Militar, o Capitão de Corveta Jeancarlo Nunes Araújo, falou do “GRUMEC” e a Defesa da Amazônia Azul.

     Das 15:30 às 16:20 hs., a Sra. Vanessa Pestana, Gerente de Relacionamento com Autoridades da Law Enforcement Outreach Maganer para a América Latina, discorreu sobre pedidos de dados emergenciais para as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp.

     Das 17 às 17:50 hs., o Major PM Ronaldo César Possato Venâncio, falou sobre “Mergulho Policial em Operação de Varredura de Casco de Navios Contra o Tráfico Internacional de Drogas”.

     No sábado, no Quartel do 8° Batalhão da Polícia do Exército, o evento teve prosseguimento com palestras do Tenente Luiz Paulo R. C. Nascimento, sobre o emprego do cão de polícia no combate ao tráfico de drogas; do DPF Carlos Faria Júnior, do COT – Grupo Contraterrorista da Polícia Federal; do Capitão PM Hillen Diniz Santos, do 1° BPChoque, sobre logística de combate, armamento e equipamentos – Tropa de Alto Rendimento.

     Coube ao deputado Castello Branco discorrer sobre a essência do Seminário, seu diversificado conteúdo, a expertise dos palestrantes e o interesse demonstrado por policiais e militares das mais variadas unidades.

     Das 13 às 15 hs., almoço de encerramento no Círculo Militar de São Paulo.

     A IPA-SP se fez presente pelo seu presidente; pelos associados Dr. Maurício Freire, Zanoni Botelho, Hugo Hira, Paulo Ulian e pelos sócios honorários Coronel EB João Luiz, Dr. Triumpho Avellar e Dr. Murad Karabachian e, pela sua unanimidade reconhece a relevância do Seminário, oportuno e necessário diante da conjuntura do momento.

São Paulo, 13 de fevereiro de 2023

Jarim Lopes Roseira

Presidente da IPA-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *