Comunicado n° 154/2022 – IPA-SP
Srs. Associados, bom dia:
Na quinta-feira, 8/12, o conselheiro fiscal desta IPA-SP, José Airton Marques, Escrivão de Polícia aposentado e Jornalista, ponderou sobre a conveniência de realizarmos uma reunião com o Grupo de Transição do governo de Estado, ou mesmo com o Secretário da Segurança Pública já indicado para o cargo.
De pronto concordamos com a ideia do colega Airton e o orientamos no sentido de que as articulações que deveriam ser feitas para o melhor aproveitamento do eventual encontro.
A coisa andou rápido, outros presidentes de entidade de classe entraram no circuito, acharam a ideia interessante, falaram com o futuro DGPAd (que será o atual diretor do DAP, Dr. Gilson da Silveira) e logo a reunião foi marcada para a terça-feira, 13/12, às 14 horas. Só que aí a reunião seria, como de fato foi, com todas as entidades, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, envolvendo mais ou menos 40 pessoas.
Composta a Mesa pelo Secretário Capitão Derrite, pelo novo DGP Dr. Artur José Dian, pelo Cmt. Geral da PM, Coronel Cássio Araújo e pelo novo DGPAd Dr. Gilson Cézar Pereira da Silveira, foram dados início aos trabalhos da reunião, com a fala do Sr. Secretário que, em rápidas palavras disse da sua satisfação de ali estar frente aos representantes dos homens e mulheres com que dirigirá a segurança pública de São Paulo. Traçou as linhas mestras do que será o seu plano de trabalho e disse o que espera de cada um. Destacou que o importante é cuidar para que o “executor da ponta da linha”, querendo dizer, aquele que efetivamente cuida da atividade-fim da Polícia, possa contar com o apoio de que necessita.
Sua fala foi seguida pela do Dr. Dian; a do Cmt. Araújo e a do Dr. Gilson. Em sequência falaram alguns dos representantes de classe das duas corporações presentes: o colega João Xavier Fernandes falou em nome dos Escrivães de Polícia; João Rebouças, pelos Investigadores; Gildete, pela sua classe e também pelo grupo “Resiste”, entre outros que também falaram. Pela Polícia Militar usaram da palavra alguns presidentes, todos procurando ser o mais sucinto possível, dado a exiguidade do tempo.
Nossa avaliação: A reunião foi produtiva, apesar do alto número de participantes e a diversidade das questões a serem tratadas. Alguns dos presentes, como o presidente da AIPESP, Fernando Marietto, e este signatário, optaram por aguardar uma nova oportunidade em que poderão falar num grupo menor em que possam abordar cada um dos diversos assuntos que temos a tratar, sem atropelos. De qualquer forma, o encontro revelou a boa vontade da parte do Sr. Secretário, que foi receptivo e se propôs a nos ouvir sempre que necessário.
São Paulo, 14 de dezembro de 2022
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP