Comunicado n° 150/2022 – IPA-SP
Srs. Associados, bom dia:
Conforme havíamos noticiado em nosso Comunicado anterior (n° 149, de 29/11), na Sessão Extraordinária realizada na tarde de ontem, a ALESP colocou em votação e foi aprovado por 56 votos favoráveis e 6 contrários, o projeto que concede 50% nos subsídios do governador, vice e secretários de Estado.
O aumento, que será o dobro da inflação do período, se estende aos servidores cujos vencimentos atingiam o teto anterior de R$ 23 mil Reais, como os delegados de Polícia, peritos e médicos legistas, além dos agentes fiscais de renda, entre outros, e passará a vigorar a partir de 1°/1/2023.
Coerente com a consulta que fez junto às entidades e servidores, a deputada Adriana Borgo não só votou contrário ao reajuste como justificou a contradição de serem beneficiados apenas aqueles que já ganham mais, exemplificando com o caso dos Escrivães de Polícia, policiais militares e outros servidores que são sub-remunerados. Contudo afirmou que segundo o relator do Orçamento para 2023, deputado Antônio de Olim, será reservada dotação para que o próximo reajuste dos demais servidores seja no mesmo percentual. Esperamos que a promessa seja realmente cumprida.
Assim como Adriana, também votaram contra, as deputadas Janaína Paschoal, Mônica Seixas, Patrícia Gama, além de Carlos Giannazi e Ricardo Melão.
Segundo o deputado Gilmaci Santos, o reajuste, junto com o fim do desconto previdenciário recém aprovado gerarão um impacto de R$ 4 bilhões anuais.
Vídeo da fala da Dep. Adriana Borgo: https://www.instagram.com/reel/ClkC6TuPBI6/?igshid=MDJmNzVkMjY=
São Paulo, 30 de novembro de 2022
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP