Comunicado n° 108/2022 – IPA-SP
Srs. Associados, bom dia:
Para os que acompanham as lutas classistas e sindicais dos policiais civis, não poderá passar desapercebido o primeiro ano sem o líder inconteste que foi o Investigador de Polícia de classe especial Eumauri Lúcio da Mata, ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Ribeirão Preto e Região – SINPOLRP.
Homem simples, dedicado às causas da classe que representava, Eumauri foi muito mais do que isso: era amigo leal e sincero; tratava a todos com distinção e respeito. Seu trabalho não se circunscrevia à região de Ribeirão Preto; ele participava, intensamente, das lutas que se desenvolviam aqui na Capital.
Sempre atualizado com as questões que dizem respeito à categoria policial, Eumauri era o primeiro a tomar conhecimento de qualquer mudança que ocorresse na legislação, federal, estadual, decretos, resoluções e portarias. Ingressou em juízo com várias ações postulando direitos e prerrogativas negadas pelos órgãos públicos, obtendo êxito na maioria delas.
Não foram poucas as vezes que o acompanhei até o Palácio dos Bandeirantes, onde ele tinha contatos na Casa Civil; na hoje Secretaria de Planejamento e Gestão; na Procuradoria Geral do Estado e nos mais diversos órgãos da SSP e Polícia Civil, sempre procurando romper as barreiras que a burocracia nos criava e continua criando.
No inesquecível e trágico movimento reivindicativo de outubro de 2008, que culminou com o confronto entre as polícias nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, Eumauri teve intensa participação, tendo mobilizado todo o efetivo da região que liderava, trazendo de lá ônibus lotados de policiais para participarem dos eventos preparatórios para o grande ato postulatório do dia 16 de outubro de 2008, que terminou em conflito.
Sua efetiva participação foi notória, tendo sido marcante o discurso que fez, dias antes, em frente à Secretaria da Administração, na rua Bela Cintra, quando do alto de um carro de som, fez um inflamante discurso para mais de mil policiais. Eram os atos preparatórios para o dia decisivo da nossa maior manifestação de todos os tempos.
Como grande administrador que era, foi durante suas sucessivas gestões à frente de outros valorosos colegas ribeirão-pretanos, que foi construída a majestosa sede social do SINPOLRP, orgulho de todos os filiados, entre os quais me incluo. Espero que a atual gestão, presidida pelo amigo Dr. Célio Santiago, não se esqueça de reverenciar condignamente a memória do seu antecessor, que tanta falta tem feito ao nosso convívio classista e sindical.
Eumauri era filiado a esta IPA-SP desde o dia 17/4/2015. De lá para cá nunca passou mais de um mês sem visitar esta sede. Sua presença era sempre bem-vinda e continua hoje tão viva quanto antes.
São Paulo, 22 de agosto de 2022
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA-SP e Filiado ao SINPOLRP