Comunicado n° 97/2022 – IPA-SP
Srs. Associados, boa noite:
Vem se realizando em Brasília – DF, desde ontem, 26, e segue até amanhã, 28/7, a XV Conferência de Ministros de Defesa das Américas, promovida para debater questões como Cyber Defesa, Fluxo Migratório, Crime Organizado e conhecimento recíproco sobre o que dispõe a Carta da Organização dos Estados Americanos – OEA.
O encontro, que discute defesa e segurança nos países das Américas, ocorre a cada dois anos. Neste, 34 países enviaram representantes ao fundamental evento.
Nosso ministro da Defesa, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira, ao usar da palavra, falou com brilhantismo e firmeza, que respeita a Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos.
As normas da Conferência sinalizam para o conhecimento recíproco entre os países, estimulando a cooperação e a integração desses estados-membros.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos defendeu o respeito à democracia, afirmando que os países americanos estão unidos, tanto pela geografia como pelo respeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito. Ele se posicionou pelo controle civil das forças militares e de segurança, defendendo que o Ministério da Defesa de cada país atenda a seus cidadãos de forma transparente e sem corrupção.
A Conferência se encerrará no dia 28/7, quando os ministros assinarão a “Carta de Brasília”, documento que consubstanciará o compromisso de cada país com a defesa da democracia, da paz e de outros princípios.
A IPA-SP, como representação de uma pequena parcela de policiais, pelos seus diretores e associados, saúda os integrantes do importantíssimo evento que, com certeza, definirão rumos a serem seguidos em defesa da segurança pública, sem a qual é impossível a vida em sociedade.
São Paulo, 27 de julho de 2022
Jarim Lopes Roseira
Presidente da Regional da IPA em São Paulo