I – VISITA DO GRUPO “RESISTE-PCSP” AO IAMSPE / II – MAIS UM POLICIAL CIVIL SE SUICIDA DENTRO DA DELEGACIA 

Comunicado IPA-SP n° 109/2023 
Srs. Associados, boa tarde:

I

     Conforme agendamento prévio, os integrantes do Grupo RESISTE (da Polícia Civil de São Paulo), foram recebidos na manhã de hoje (25/9), pelo Diretor Técnico do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE, Dr. Marcelo Itiro Takano. 
     O Grupo entregou um ofício contendo as seis principais reivindicações dos policiais no que concerne ao atendimento médico-hospitalar, que são: 

     “1. Envidar esforços no sentido de que o Governo do Estado, através dos órgãos competentes, passe a disponibilizar, mensalmente, a contrapartida financeira, correspondente ao que se arrecada dos servidores públicos contribuintes. 
     2. Descentralização do atendimento, com a criação de hospitais regionais, pelo menos nas principais cidades do interior do Estado, sendo oportuno citar, a título de sugestão as seguintes localidades: I – São José dos Campos; II – Campinas; III – Ribeirão Preto; IV – Bauru; V – São José do Rio Preto; VI – Santos; VII – Sorocaba; VIII – Presidente Prudente; IX – Piracicaba e X – Araçatuba.
     Perceba, Sr. Diretor, que assim teríamos todo o Estado de São Paulo atendido por unidades do IAMSPE, o que desafogaria, sobremaneira a unidade central sediada do Ibirapuera;
     3. Agilizar a marcação de consultas e exames, nas duas modalidades: presencial e virtual;
     4. Ativar o sistema de distribuição gratuita de medicamentos para os servidores, seus dependentes e agregados;
    5. No caso de ser necessária a contratação de empresas privadas (terceirizadas) que se adote o sistema “premium”.
     6. Determinar que sejam atendidos com presteza, quando  no desempenho de suas funções, os integrantes da Comissão Consultiva Mista desse órgão, composta por representantes de associações e sindicatos de servidores”.

     O Dr. Takano mostrou-se receptivo às reivindicações feitas, prometeu se empenhar junto aos órgãos hierárquicos competentes no sentido de iniciar as gestões que se fazem necessárias em cada caso. 
     Designou três dos seus assessores para acompanhar os integrantes do grupo (Dr. André Santos Pereira, coordenador do RESISTE; Lucy Lima Santos, AFPCESP; Alberto Sabino de Oliveira e Aparecido Beserra Monteiro, SINTRASPESP e Jarim Lopes Roseira, IPA-SP), em visita a todas as dependências do hospital, explicando as inovações implantadas.
     Por volta das 12 horas a visita foi dada por encerrada. 

II

     Mais um Policial Civil se suicida dentro da delegacia em que trabalhava.. Desta vez, o infausto acontecimento vitimou, no dia de ontem (24/9), o Escrivão de Polícia MARCIO DE ABREU MORENO JÚNIOR, de 45 anos de idade, tendo como local da tragédia o 3° Distrito Policial de Diadema (DEMACRO). 
     Trata-se de mais um policial civil que dá cabo à vida, certamente por não suportar a sobrecarga de trabalho a que está submetido, refletindo a falta de um acompanhamento psicológico de que se ressentem os integrantes de todas as carreiras da Instituição. É lamentável!
     Oportunamente faremos nova cobrança à cúpula da Polícia, no sentido de cuidar melhor da saúde daqueles que cuidam da segurança de todos.

São Paulo, 25 de setembro de 2023
Jarim Lopes Roseira 
Presidente da IPA-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *