DEPOIS DA MORTE DE 79 POLICIAIS, ENFIM A ESPERADA VACINA

         Na reunião de hoje (24/3), do “Comitê de Contingência da Pandemia” criado pelo governo de São Paulo, o Sr. Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, anunciou, até com certa dose de euforia, que a partir do dia 5/4/2021, os 180 mil (?) policiais do Estado começarão a ser vacinados.

       Se formos considerar que a crise do Covid-19 começou em março de 2020, o governo está atrasado “apenas” um ano. O atraso em si não é nada mas a morte dos 79 policiais (só os do serviço ativo), representa uma trágica estatística.

        E não se diga que faltou cobrança por parte das representações classistas: há pouco mais de um mês, eu e o colega Aparecido Lima de Carvalho (Kiko), do Sindicato dos Policiais de Campinas e Região, fomos recebidos pelo Sr. Secretário Executivo da Polícia Civil, Dr. Youssef Abou Chain, ocasião em que tratamos, entre outros, exatamente desse assunto. Àquela altura, repetimos há mais de um mês, o Dr. Youssef nos assegurou que a questão estava sendo tratada com toda prioridade. 

       Duas observações irônicas: “antes tarde do que nunca” e, já que não podemos ser “a polícia mais bem paga do país”, pelo menos seremos “a primeira polícia a ser vacinada … em São Paulo…”. Sem mais comentários…

São Paulo, 24 de março de 2021

Jarim Lopes Roseira

Presidente da IPA-SP e Diretor de Aposentados e Pensionistas da FEIPOL-SE