A PROVEITOSA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA ALESP

Comunicado IPA-SP n° 38/2023

     Srs. Associados, bom dia:

     A título de informação, relato que assisti, pela TV ALESP, das 23 horas até a madrugada de hoje (17/3), a transmissão da 1° Reunião Ordinária da 20ª Legislatura do Parlamento Paulista, com os novos deputados empossados.

     A ritualística não mudou. Os trabalhos foram dirigidos pelo novo presidente, André do Prado, chamando a atenção o grande número de parlamentares inscritos para falar no Pequeno e no Grande Expediente, especialmente pela ala feminina.

     Esse quadro difere muito da legislatura anterior, quando, nos seus últimos dias (fevereiro/março), as sessões eram abertas com apenas dois ou três dos 94 deputados eleitos, o que configura uma ofensa aos que os elegeram.

     Não sei se por arroubos dos estreantes, os discursos foram candentes, porém equilibrados, tanto no conteúdo das propostas quanto no viés ideológico das falas. Citações críticas e/ou elogiosas a Bolsonaro, Lula e Tarcísio, não faltaram.  

     Um dos primeiros a usar a tribuna, foi o deputado Major Mecca, conhecido defensor dos operadores de segurança pública, o qual retratou o quadro atual das polícias de São Paulo, que além de defasadas em seus efetivos, têm um dos piores salários do país.

     Depois de alguns discursos, chegou a vez do deputado Paulo Batista dos Reis, que iniciou falando de sua origem humilde, tendo sido cobrador de ônibus, policial militar e, por último, Investigador de Polícia, cargo que ainda exerce até hoje.  Falou com toda a propriedade, do estado precário do sistema de segurança pública de São Paulo, em particular no que tange às atividades da Polícia Civil, que tem em seu quadro uma defasagem de mais de 15 mil policiais, além de carências no campo material e de remuneração. Disse ser imperioso e urgente que o Sr. Governador do Estado encaminhe propostas à Casa para a correção dessas deficiências, que tanto impactam na segurança das pessoas e no resguardo do patrimônio.

     Depois da intervenção do deputado Reis, usou da tribuna o veterano Capitão Conte Lopes, que ratificou, integralmente o que havia falado o seu colega policial civil. Para fechar com chave de ouro as intervenções da noite, usou da palavra o médico Valdomiro Lopes, que anteriormente já havia sido deputado, depois foi prefeito, por duas vezes, de São José do Rio Preto, o qual proferiu verdadeira aula aos colegas mais novos, dizendo que a principal função de um parlamentar é a de resolver as demandas do povo. Só depois disso, é que se deve pensar em outras questões igualmente importantes, como educação, saúde, segurança e, no estágio atual de São Paulo e do Brasil, cuidar, prioritariamente, da agricultura. E, do alto da sua longa vivência, citou, a título de exemplo, a exploração da seringueira, que já foi uma das principais fontes de riqueza do Brasil e que hoje é importada do exterior para a confecção de pneus e outros implementos de borracha. Tem toda a razão.

     Queira Deus que o Palácio 9 de Julho continue sendo palco de debates tão procedentes e necessários, como o foram os da sessão de ontem, 16 de março.

São Paulo, 17 de março de 2023

Jarim Lopes Roseira

Presidente da Regional da IPA em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *