VIAGEM

 

       O associado da IPA poderá empreender viagens contando com a assistência da rede das Seções Nacionais dos 64 países em que hoje a entidade tem representação. Algumas dessas Seções dispõem de acomodações (Casas IPA) para pouso e refeições, a preços módicos, com a vantagem de ser um ambiente de convívio entre policiais.

 

      Sempre que o associado, individualmente ou em grupo, desejar empreender viagem ao exterior, deve primeiro entrar em contato com a sede da IPA ( Avenida Cásper Líbero, 538 (Galeria Almira), Cj. 33, Luz, tel. (11) 3313-5077), para o necessário preenchimento do “International Travel Form”. Quando individualmente a antecedência é de um mês; quando em grupo, três meses.

 

       Relativamente às casas IPA, que podem ser melhor conhecidas através do site: https://www.ipa-international.org/IPA-Houses, podendo ser baixado o PDF com todas as informações, e vale lembrar que são pequenos hotéis, resorts e pousadas, de propriedade ou mantidas pela IPA local, para acomodar os policiais que estejam em trânsito pelo país, cobrando preços bem razoáveis.

 

        Para que se tenha uma idéia, somente na Alemanha, onde a IPA é mais forte (conta com mais de 57.000 associados), existem 16 casas IPA situadas em pontos estratégicos do território, a Espanha, a Irlanda e a Polônia têm 6 cada, a Suécia e a África do Sul, 5 cada uma.

 

      Alguns países têm 4, 3, 2 e 1 casas IPA, além de muitos terem outras acomodações, sempre a disposição dos associados, tudo de acordo com o lema “Servo per Amikeco” ou “Servir através da Amizade”.

 

 

Formulário de Viagem
 

BAIXE AQUI

 

 

 

Carteira Internacional de HabilitaÇÃo
(PermissÃo Internacional para Dirigir)

         

         Atenção: O procedimento abaixo refere-se especificamente para as CNH's registradas na cidade de São Paulo. Para os demais casos, procure informações sobre como proceder junto à Ciretran.

 

-----------

 

      Antes de iniciar ao procedimento abaixo , verifique junto ao Orgão de Trânsito (Detran-SP ou Ciretran) se não há nenhum tipo de penalidade no que se refere à suspensão do direito ou cassação da permissão de dirigir. Confirme, também, se o endereço do habilitado encontra-se atualizado junto à base de dados do Orgão de Trânsito.

 

 -----------

 

          Portarias relacionadas:


          Portaria DENATRAN nº 25, de 31 de março de 2006
         Portaria DETRAN-SP nº 1.154, de 30 de junho de 2006 
 https://infraestrutura.gov.br/denatran

 

          Procedimento:

 

  •    Deve ser o interessado, ou procurador legal, através de procuração por instrumento público, com firma reconhecida por autenticidade. Fica dispensada a procuração, quando comprovado o grau de parentesco, de: avós, pais, irmãos, filhos e cônjuges.
  •  
  •     Dirigir-se ao Setor de Habilitação para Estrangeiro do DETRAN
  •     Requerimento em 2 vias formalizado pelo condutor interessado.
  •     Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade.
  •     Dirigir-se a rede bancária autorizada, para recolher a taxa referente à expedição da Permissão                 Internacional para Dirigir - PID, utilizando o código da receita 425-0, no valor de R$ 180,62 ou de R$191,62 no caso de solicitação da entrega do documento por meio dos correios.
  •  

         Atenção, a Permissão Internacional para Dirigir, não será expedida ao condutor que:

  •     Habilitado exclusivamente para conduzir ciclomotores - ACC
  •   Durante o cumprimento da penalidade de suspensão do direito ou cassação da permissão para dirigir.
  •   Quando pendentes restrições administrativas ou judiciais impeditivas à expedição da Carteira Nacional de Habilitação.

       

        Obs.:  A Permissão Internacional para Dirigir, não substituirá a Carteira Nacional de Habilitação, não sendo documento válido para circular no território nacional.