ACADEMIA DE POLÍCIA

 

Academia de Polícia - ACADEPOL

Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra"

 

 

 

Endereço: Campus I – Cidade Universitária - Praça Professor Reynaldo Porchat, nº 219 –

Butantã, São Paulo/SP, CEP: 05507-040.

Telefone: (11) 3468-3300

E-mail: acadepol@policiacivil.sp.gov.br  

 

                                            Campus II -  Mogi das Cruzes -  Estrada do Chinês, Km 2 – Parque das Varinhas,                                                                                                      Jundiapeba – Mogi das Cruzes.

 

 

 

 

        A Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” é órgão de nível departamental da Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pela seleção formação e treinamento de policiais civis, bem como o aperfeiçoamento desses servidores.

Missões:

 

       Realizar concursos públicos para as 14 carreiras policiais civis, de caráter efetivo.

     •  Ministrar cursos de formação e complementares para os ocupantes de cargos policiais civis.

     •  Pesquisar no campo de ensino de suas atribuições.

     •  Realizar processo seletivo para professor do seu quadro docente.

       Editar a revista “Arquivos da Polícia Civil de São Paulo".

       Executar outras atividades, no campo de ensino, decorrentes de legislação ou convênio.

 

 

 

 

Campus I - Cidade Universitária

         

           A primeira Escola de Polícia de São Paulo foi criada pela Lei nº 2034/24. O atual prédio do campus I, foi inaugurado em 11 de maio de 1970,  e o Decreto. nº 20.672/83, elevou a Acadepol à categoria de Departamento. A Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, é órgão de apoio aos de execução, da Polícia Civil do Estado de São Paulo. 

 

       Dentre suas atribuições básicas estão a realização de concursos públicos para cargos policiais civis de natureza efetiva e outros cargos relacionados às áreas de saúde e administrativa; o planejamento e a realização de Cursos de Formação Técnico-Profissional para os integrantes das carreiras policiais civis, em estágio probatório, e de Cursos Complementares para os ocupantes de cargos policiais civis, inclusive, com autorização do Delegado Geral de Polícia, para integrantes de outras categorias funcionais da Administração Estadual e, mediante convênio, para integrantes de outras instituições públicas ou privadas.

 

         Além disso, também pode promover a formação e o ensino continuado também por intermédio da modalidade educacional do ensino a distância; ministrar cursos de pós-graduação mediante prévia autorização dos órgãos estaduais ou federais competentes (Portaria GP nº 64/2010); e realizar o Curso Superior de Polícia. Compete ainda pesquisar no campo de ensino de suas atribuições; realizar processo seletivo para preenchimento de função de Professor; promover a edição da revista "Arquivos da Polícia Civil de São Paulo"; e promover intercâmbio e/ou propor a celebração de convênios com instituições de ensino nacionais e internacionais e órgãos e entidades públicos ou privados; entre outras. (Decreto nº 60.930, de 2/12/2014)

 

 

 

       MUSEU DO CRIME : a Academia de Polícia abriga em suas instalações o Museu do Crime de São Paulo, com um respeitável acervo de criminologia e criminalística. Dentre os crimes de maior repercussão representados no museu se encontram casos do “Chico Picadinho”, do “Crime da Mala” e do “Maníaco do Parque”.

 

       A Academia dispõe, também, de coleção de antigas viaturas.

NÚCLEOS NO INTERIOR : a Academia de Polícia oferece cursos complementares no interior, através de seus nove núcleos sediados nas sedes dos Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo interior – DEINTERs.

 

 

 

 

Campus II - Mogi das Cruzes

 

acadepol 5.jpg
acadepol 6.jpg

 

 

 

Fonte: Academia de Polícia do Estado de São Paulo