IPA-Consultora Special do Conselho Econômico e Social da ONU, do Conselho Europeu, da OEA e da UNESCO e Mantendo cooperação com a EUROPOL

"Qualquer que seja o lugar do planeta, qualquer que seja a natureza da sociedade, a vida das pessoas é
mais garantida e mais esperançosa, porque há policiais fiéis à sua profissão"

A IPA tem o compromisso de respeitar os direitos humanos e preservar a Paz Universal.

"A SEÇÃO REGIONAL DA IPA EM SÃO PAULO NÃO AUTORIZA A UTILIZAÇÃO DE SEU NOME, ABREVIATURA, EMBLEMAS E LOGOTIPO, E SOMENTE SERÁ REPRESENTADA POR SEUS DIRETORES E/OU POR PESSOAS EXPRESSAMENTE AUTORIZADAS PELA PRESIDÊNCIA " .

ASSOCIADO DA IPA-SP INTERCEDE EM FAVOR DE POLICIAL JUNTO À OEA

Através da Medida Cautelar nº 1489-18, de 31 de dezembro de 2018, emitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, o Estado brasileiro está obrigado a prestar informações , urgentes , acerca do paradeiro do policial brasileiro ANDRÉ LUIZ MOREIRA DA SILVA, desaparecido desde o dia 22/9/2018 .

Há fundadas suspeitas de que André tenha sido seqüestrado por milicianos, depois de se recusar a participar de esquema de corrupção.

O complexo episódio, que se desenrola no Estado do Rio de Janeiro, demandou muito empenho de um dos nossos diletos e destemidos associados residente naquele Estado, que além de policial aposentado se dedica à advocacia. Modestamente, ele prefere não ser identificado, fazendo questão apenas de destacar o empenho dos familiares do policial desaparecido, que até aqui tem sido de grande valia.

O extenso teor da Resolução 92/2018, da CIDH da OEA, que instrui a Medida Cautelar em referência, segue transcrito em cinco laudas, como “anexo” a este texto.

Nesta oportunidade, a IPA-SP, pela sua diretoria, externa a esse seu combativo associado os melhores elogios ante o seu brilhante desempenho.

Aguardaremos o resultado final da corte interamericana para podermos voltar ao assunto, com maiores detalhes, torcendo por um final feliz para todos, principalmente para o Policial André Luiz e seus familiares.

São Paulo, 4 de janeiro de 2019

Jarim Lopes Roseira

Presidente da IPA - SP

CARTA ABERTA AOS SENHORES PRESIDENTES DA ASSOCIAÇÃO E DO SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Caros amigos da IPA
Boletin IAC, em Formato PDF, está disponivel na página Newsletter.


Dear IPA friends

The IAC Newsletter for For December in pdf format.

Kind regards,

Elke
IPA International Administration Centre

Calendário IPA SP 2019, baixe em PDF

Em concorrida solenidade realizada no dia 20/9/2018, nas dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, na presença de altas autoridades federais, estaduais e municipais, realizou-se a cerimônia de condecoração de diversas personalidades com a comenda “Combatente da Força Pública”. ver mais>>
POR QUE A CABEÇA DA GENTE NÃO PARA DE PENSAR?

(Qualificação, pegar no link) 

RELEASE /////

01-) Qual o público que irá se interessar pela obra ( público relacionado a temas de interesse e idade ) ?

RESPOSTA: Pais e educadores em discussões sobre jovens e adolescentes em situações de risco e superação, a fim de promover debates e estimular o gosto pela leitura para os educandos em processo de formação, faixa etária compreendida ( 15 a 29 anos ). Bem como, o grande público em geral.

02-) Quais são as mensagens que esta obra transmite ao leitor ?

RESPOSTA: Mensagens de superação, leitura critica do contexto social, visibilidade social, papel da escola na formação dos indivíduos, realidade posta e realidade sonhada, linguagens. ver mais>>

GRAFOGEOMETRIA – Perícia Grafotécnica Avançada

Com o título acima, o Desenhista Técnico-Pericial de classe especial DEIJANIL DE SOUZA, lotado no Instituto de Criminalística da SPTC e com sede de exercício na Equipe de Perícias Criminalísticas de Mogi das Cruzes (Sistema Administrativo e Gestor de Laudos Periciais Criminais), acaba de publicar uma obra inédita, versando sobre os meandros da análise da escrita.

Trabalho essencialmente técnico, dentro de um universo pouco conhecido e, portanto não explorado, certamente o Amigo Deijanil terá marcado um grande tento. O proveito maior desse seu primoroso trabalho será da criminalística policial, modernamente aliada ao Processamento Digital de Imagens – PDI, possibilitando quantificar a forma gráfica em assinaturas ou na escrita.

Grande contribuição desse colega humilde, inteligente e abnegado, que fez do seu trabalho diário a razão de ser da sua vida, toda ela devotada ao estudo da grafologia e dos aspectos dela derivados.

Citando Malba Tahan, o arguto autor diz que “a Geometria existe por toda parte; é preciso, porém, ter olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la”.

Na página destinada a “agradecimentos”, Deijanil, escreveu: “ao caríssimo amigo Jarim Lopes Roseira, presidente da International Police Association – IPA- SP e professor na Academia de Polícia de São Paulo de 1988 a 2014, que gentilmente contribuiu com a revisão gramatical e ortográfica”.

HISTÓRIA DO BRASIL
Paulo Setúbal, no século passado, escreveu o livro Nos Bastidores da História , desmistificando fatos históricos brasileiros que não correspondiam à realidade. Após ler a obra, passei a analisar, com cuidado, versões vencedoras da História Oficial, que, na maior parte, não correspondem à realidade.

Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil. Apesar de almirante, jamais marinheiro, foi auxiliado por navegadores experientes. Era, apenas, chefe da expedição militar contra Calicut, na Índia, para acertar contas com governantes locais. Veio aqui apenas para tomar posse da terra para Dom Manuel, o Venturoso. Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, cuja existência era conhecida antes que Portugal e Espanha firmassem o Tratado de Tordesilhas, em 7 de junho de 1494, dividindo o mundo em duas partes, por ordem do papa Alexandre VI, Rodrigo Bórgia, pai da famosa Lucrécia. ver mais>>

Lista de Casas IPA (Casas de todos os países com detalhes e opção de tradução) - IPA HOUSE
Um site do Governo Britânico, com Conselho de viagem por países.
Informações e conselhos úteis para países de todo o Mundo. Você pode encontrar um país clicando por região no mapa ou usando a ordem alfabetica de A a Z
Ver mais >>

Av. Cásper Líbero, 538, Cj. 33 (térreo da Galeria Almira)
Bairro da Luz, São Paulo - SP, CEP 01033-000 -
Tel. (11) 3313.5077.
Solicitamos a todos os associados da IPA, a gentileza de nos enviarem seus e-mails atualizados, para
ipa.saopaulo@ipa-brasil.org.br
A diretoria
Pacientes não identificados
Resolução SS-159 de 15/12/2005 : "Dispõe sobre o Gerenciamento de Pessoas Não Identificadas Civilmente nas Unidades de Saúde participantes, conveniadas e não conveniadas do SUS - Sistema Único de Saúde"

VEJA A MÉDIA SALARIAL MENSAL LÍQUIDA DOS POLICIAIS DE 88 PAÍSES

Em face da relevância da questão salarial dos policiais brasileiros e, de resto, de todo o mundo, a Seção Regional da IPA em São Paulo fez criteriosa pesquisa e chegou ao ranking abaixo. Vejam que o nosso país está classificado como o 64º colocado  (acesse o link abaixo).

Chamamos a atenção para o que é entendido como "média salarial mensal líquida". Trata-se do valor em USD (Dólar Americano) que os policiais de cada país recebem, em média como salário MENSAL, isentos de impostos e de outros descontos a qualquer título.  

Outro dado correlato relevante diz respeito ao número ideal de policiais por habitantes: nos Estados Unidos, por exemplo, o número considerado adequado é de  l (um) policial para cada 285 habitantes.  No Brasil, esse número é de  l (um) policial para cada 491 habitantes .

https://www.numbeo.com/cost-of-living/country_price_rankings?itemId=105

Que os governantes atentem para essa realidade.

São Paulo, 8 de janeiro de 2019
Jarim Lopes Roseira

Presidente da Seção Regional da IPA em São Paulo (Brasil)

 
“Por que a Cabeça da Gente Não Para de Pensar”
O Autor, nascido em 23 de janeiro de 1953, em São Paulo – SP, é licenciado e bacharelado em Ciências Sociais pela Fundação Santo André, tendo desenvolvido diversos trabalhos comunitários.

No ano de 2006 recebeu o III Prêmio do Instituto Sou da Paz, no quesito “redução de danos”, tendo sido o fundador da Associação de Estudos Psicossociais e Pedagógicos – AEPP - Projeto Cururu.

 

COMPORTAMENTO

O celular e a Santa Missa

Carlos Alberto Marchi de Queiroz

Os fatos narrados aconteceram durante a missa das nove da manhã, da Igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro da Nova Campinas, no último domingo de inverno deste ano.

O magnífico templo octogonal estava claro. O sol da manhã penetrava, forte, pelos vitrais coloridos, do lado leste, iluminando os rostos das crianças e adolescentes, obras de arte retratadas pelo artista polonês Arystarch Kaszhuewicz.

APLICATIVO PARA CONSULTA DE PONTUAÇÃO E CARROS ROUBADOS
Nosso associado IPA, Jorge Crocci, enviou-nos esse interessante e útil aplicativo, que permite a consulta a pontuação, possíveis multas e carros roubados. O aplicativo é disponibilizado pelo SINESP, gratuitamente, através do Google Player. Link abaixo. https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao

CONQUANTO TIVÉSSEMOS DECIDIDO NÃO MAIS POLEMIZAR COM O SR. JOEL ZARPELLON MAZO, A PROVOCAÇÃO QUE O MESMO NOS FEZ, INTERFERINDO EM ASSUNTO QUE DIZ RESPEITO SOMENTE AOS POLICIAIS CIVIS DE SÃO PAULO, MERECEU A NOSSA RESPOSTA ENÉRGICA, ATRAVÉS DESTE OFÍCIO.
Jarim Lopes Roseira, presidente da Seção Regional de
São Paulo.

Ofício nº 59/2018-JLR/.
Senhor Presidente (sub judice) da
Seção Brasileira da IPA
Brasília - DF
IPA - WORLD POLICE PRIZE Veja mais >>
Visite o site da IPA Internacional - http://ipa-iac.org
A International Police Association é uma entidade independente, constituída por membros da polícia, que estão na ativa ou aposentados, e, sem distinção de de hierarquia, raça, gênero, cor, religião ou opção política.
A Associação é comprometida com os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
Mapa do Crime
Varias agências da lei na América do Norte usam desde 1992, o “ Mapa Criminal”. Centenas de policiais e departamentos de Polícia usam esta solução para a inteligência nas necessidades da aplicação de policiamento. Um Site muito interessante, explorem os recursos e suas funcionalidades. ( Em Inglês )
Dicas de Segurança, matérias extraidas do site da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Veja mais >>

Onde a IPA atua, que pais e onde ela se encontra. IPA Internacional

Veja o video oque é a I.P.A.
International Police Association

"SERVO PER AMIKECO" - "A SERVIÇO DO BEM, GUARDIÃES DA PAZ"

(Letra e Música do Hino da IPA em espanhol)


Castelo de Gimborn

IPA Houses foram criadas em vários países para o benefício dos membros e suas famílias.
Para informações completas e detalhes de contato, visite nosso site IPA House ou contacte a sua Seção Nacional.

Site:http://ipa-iac.org/houses


IPA House